museum-digital
CTRL + Y
en
MARCO - Museu de Arte Contemporânea de Mato Grosso do Sul [143]
Pegadas de Água IIÌ (MARCO - Museu de Arte Contemporânea de Mato Grosso do Sul CC BY-NC-SA)
Provenance/Rights: MARCO - Museu de Arte Contemporânea de Mato Grosso do Sul (CC BY-NC-SA)
1 / 1 Previous<- Next->

Pegadas de Água IIÌ

Cite this page Data sheet (PDF) Canonical version (record) Calculate distance to your current location Mark for comparison Graph view

Description

De todos os suportes da gravura, o metal tem sido um dos mais empregados para atingir o objetivo de se aproximar do acabado de uma pintura ou uma aquarela. Eis o caso da série Pegadas de Água, onde a artista volta a acertar na descrição de um elemento natural de tão difícil representação como é a água.
Para esta obra foram usadas algumas camadas de tonalidades da mesma cor, o azul, mas cada uma delas parece estar bem delimitada em seu campo, a pesar de ser o efeito final amalgamado em grande harmonia, fluidez dada pela imperceptível passagem entre uma camada e outra. O ponto em que esta harmonia se consuma é justamente na fidelidade ao elemento dual da água, dado por superfície refletora e profundidade contraposta. A motivação para aparecerem as estudadas gamas de azuis são os círculos concêntricos dados no efeito da propagação de ondas tão característico do movimento de águas de um rio, e que também é a causa do título da obra ser Pegadas de água.

Material/Technique

água-tinta sobre papel Hahnemühle 300g. Tiragem 14

Measurements

73 x 41 cm

MARCO - Museu de Arte Contemporânea de Mato Grosso do Sul

Object from: MARCO - Museu de Arte Contemporânea de Mato Grosso do Sul

Informações sobre o local A primeira sede do "MARCO" localizou-se na Avenida Calógeras, nº 2499, esquina com a Rua Cândido Mariano, em edifício...

[Last update: ]

Usage and citation

The textual information presented here is free for non-commercial usage if the source is named. (Creative Commons Lizenz 3.0, by-nc-sa) Please name as source not only the internet representation but also the name of the museum.
Rights for the images are shown below the large images (which are accessible by clicking on the smaller images). If nothing different is mentioned there the same regulation as for textual information applies.
Any commercial usage of text or image demands communication with the museum.