museum-digital
CTRL + Y
en
CMMECPC [CMMEC114/2015]
Retrato Mulher com Colar de Pérolas (CMMECPC CC BY-NC-SA)
Provenance/Rights: CMMECPC (CC BY-NC-SA)
1 / 5 Previous<- Next->

Retrato Mulher com Colar de Pérolas - Candido Portinari

Description

Pintura de gênero retrato.
A obra retrata uma mulher em meia-figura. Ela traja uma roupa de cor vermelha e exibe no pescoço um exuberante colar de pérolas.
Sua face com traços finos e bem delineados chama a atenção pela seriedade com que encara o observador. Seus cabelos loiros, em que é possível perceber que o artista utilizou diversas tonalidades entre o branco, o amarelo e o dourado, estão presos de forma que apenas parte dele emoldura o rosto da retratada.
O fundo da composição tem variações de tonalidade em branco e vermelho escuro, chegando ao vinho.
É possível identificar que o ponto de luz da composição parte da diagonal superior esquerda, refletindo em toda a lateral direita do rosto da mulher e em seu busto.
No quadrante inferior direito consta a assinatura "Portinari 38".

Candido Torquato Portinari[nota 1] [1] (Brodowski, 29 de dezembro de 1903 — Rio de Janeiro, 6 de fevereiro de 1962) foi um artista plástico brasileiro. Portinari pintou quase cinco mil obras de pequenos esboços e pinturas de proporções padrão, como O Lavrador de Café, até gigantescos murais, como os painéis Guerra e Paz, presenteados à sede da ONU em Nova Iorque em 1956,[2] e que, em dezembro de 2010, graças aos esforços de seu filho, retornaram para exibição no Teatro Municipal do Rio de Janeiro.

Portinari é considerado um dos artistas mais prestigiados do Brasil e foi o pintor brasileiro a alcançar maior projeção internacional.

Material/Technique

Tempera sobre madeira

Measurements

60,5 x 49x5

CMMECPC

Object from: CMMECPC

Apresentação da coleção “O mais profundo encantamento do colecionador consiste em inscrever a coisa particular em um circulo mágico no qual ela se...

Contact the institution

[Last update: ]

Usage and citation

The textual information presented here is free for non-commercial usage if the source is named. (Creative Commons Lizenz 3.0, by-nc-sa) Please name as source not only the internet representation but also the name of the museum.
Rights for the images are shown below the large images (which are accessible by clicking on the smaller images). If nothing different is mentioned there the same regulation as for textual information applies.
Any commercial usage of text or image demands communication with the museum.