museum-digital
CTRL + Y
en
CMMECPC [CMMEC113/2015]
Veleiros (CMMECPC CC BY-NC-SA)
Provenance/Rights: CMMECPC (CC BY-NC-SA)
1 / 4 Previous<- Next->

Veleiros - José Pancetti

Description

Pintura de gênero paisagem marítima.
O desenho apresenta quatro veleiros em um mar calmo.
No primeiro plano há dois veleiros, cujas velas não estão içadas, em diagonal, voltados para o mar, e em um deles é possível identificar a presença de figuras.
No segundo plano, no quadrante centro-direita, um outro veleiro posicionado lateralmente também conta com a presença de figuras e apenas uma de suas velas está içada.
Ao fundo, próximo a linha do horizonte, é possível identificar o quarto veleiro da cena pela sua silhueta.
A composição pode ser dividida em duas grandes faixas horizontais, com a representação de um céu composto por muitas nuvens ocupando uma delas.
Devido ao material utilizado, toda a obra varia entre tons de branco e cinza.
No quadrante inferior esquerdo consta a assinatura "J. Pancetti 1933".

Uma das obras primas na apuracao da técnica empregado por Pancetti. Giuseppe Giannini Pancetti, mais conhecido como José Pancetti (Campinas, 18 de junho de 1902 — Rio de Janeiro, 10 de fevereiro de 1958), foi um pintor modernista brasileiro. Considerado um dos grandes paisagistas da pintura nacional. Destaca-se por suas numerosas e belas marinhas.

Material/Technique

Lápis, crayon, carvao sobre papel

Measurements

29 x 18 cm

CMMECPC

Object from: CMMECPC

Apresentação da coleção “O mais profundo encantamento do colecionador consiste em inscrever a coisa particular em um circulo mágico no qual ela se...

Contact the institution

[Last update: ]

Usage and citation

The textual information presented here is free for non-commercial usage if the source is named. (Creative Commons Lizenz 3.0, by-nc-sa) Please name as source not only the internet representation but also the name of the museum.
Rights for the images are shown below the large images (which are accessible by clicking on the smaller images). If nothing different is mentioned there the same regulation as for textual information applies.
Any commercial usage of text or image demands communication with the museum.