museum-digital
CTRL + Y
en
CMMECPC [CMMEC110/2015]
Novo Quadro (CMMECPC CC BY-NC-SA)
Provenance/Rights: CMMECPC (CC BY-NC-SA)
1 / 4 Previous<- Next->

Vaso Flores - Anita Malfatti

Description

A obra, de gênero natureza-morta, representa um vaso com flores de diversas cores e espécies.
O jarro aparentemente de porcelana é composto por padrões decorativos florais em tons de branco, amarelo, verde e azul - variações cromáticas típicas das antigas faianças italianas renascentistas.
A profusão de cores e variedade de espécies das flores contidas no vaso de porcelana chamam a atenção: há desde tímidos delfinos azuis e liláses e frésias amarelas a cravíneas em tons de rosa e vermelho. Destaca-se no quadrante centro-direita um crisântemo de cor branca, que parece atrair o olhar do observador.
No quadrante inferior direito consta a assinatura "Anita Malfatti" em cor preta.

Filha do engenheiro italiano Samuele Malfatti e de mãe norte-americana Betty Krug,[1] Anita Malfatti nasceu no ano de 1889, apenas 17 dias depois de proclamada a República, na cidade de São Paulo.[2] Segunda filha do casal, nasceu com atrofia no braço e na mão direita. Aos três anos de idade foi levada pelos pais à cidade de Lucca, na Itália, na esperança de corrigir o defeito congênito. Os resultados do tratamento médico não foram animadores e Anita teve que carregar essa deficiência pelo resto da sua vida. Voltando ao Brasil, teve à sua disposição Miss Browne, que a ajudou no desenvolvimento do uso da escrita e no aprendizado do desenho com a mão esquerda. Essa Miss Browne deve ter sido a educadora norte-americana Márcia P. Browne que assessorou Caetano de Campos na reforma que empreendeu no ensino primário e normal em São Paulo, nos primórdios da República. Miss Browne organizou e foi a primeira diretora da Escola Modelo anexa à Escola Normal [3] .

Material/Technique

Óleo sobre Tela / Pintura

CMMECPC

Object from: CMMECPC

Apresentação da coleção “O mais profundo encantamento do colecionador consiste em inscrever a coisa particular em um circulo mágico no qual ela se...

Contact the institution

[Last update: ]

Usage and citation

The textual information presented here is free for non-commercial usage if the source is named. (Creative Commons Lizenz 3.0, by-nc-sa) Please name as source not only the internet representation but also the name of the museum.
Rights for the images are shown below the large images (which are accessible by clicking on the smaller images). If nothing different is mentioned there the same regulation as for textual information applies.
Any commercial usage of text or image demands communication with the museum.