museum-digital
CTRL + Y
en
CMMECPC [CMMEC109/2015]
Siron (CMMECPC CC BY-NC-SA)
Provenance/Rights: CMMECPC (CC BY-NC-SA)
1 / 4 Previous<- Next->

Vigia Tropical - Siron Franco

Description

A pintura apresenta um esquema pictórico inusitado, aproximando-se dos ideais estéticos surrealistas.
No centro da composição é possível identificar a figura de um homem com vestes de cor roxa, sentado em uma cadeira de cor vermelha. Ele está voltado para a esquerda da tela e seu rosto é marcado por traços fortes. Chama a atenção a profusão de cores utilizadas nos seus olhos, sugerindo o formato de uns óculos.
Porém, a linha vermelha que compõe o contorno de seu rosto é aproveitada também para compor a parte de cima da cabeça de um animal marrom de quatro patas que, assim como o homem, tem o olhar atento voltado para a esquerda da tela.
No quadrante inferior direito nota-se parte, mais precisamente a pata dianteira e a cabeça, de outro animal de cor marrom e focinho alongado; sua forma é destacada por um contorno de tonalidade azul clara, o que permite identificar que ao seu lado há um outro animal, de cor cinza escuro, do qual só é possível identificar uma pata dianteira e parte do focinho.
No quadrante inferior esquerdo, outro animal marca a cena; sua forma arredondada, focinho alongado e orelha permitem identificá-lo como uma anta. Chama a atenção o fato de seu olho estar envolto por um círculo de tonalidade amarela.
O fundo da cena é composto por variações de tonalidade em verde.
No quadrante inferior direito consta a assinatura em vermelho "Siron 83".

SIRON FRANCO
Gessiron Alves Franco nasceu em Goiás Velho (GO), em 26 de julho. Muda-se para Goiânia em 1950. Em 1960 estuda pintura com D. J. Oliveira e Cleber Gouvêa, ano em que também é aluno-ouvinte da Escola de Belas Artes da Universidade Católica de Goiânia. Entre 1969 e 1971, freqüenta os ateliês de Bernardo Cid e Walter Levy, em São Paulo, integrando o grupo que faz a exposição Surrealismo e Arte Fantástica, na Galeria Seta. Em 1975, com o prêmio viagem ao exterior, reside entre capitais européias e o Brasil. Em 1979, inicia o Projeto Ver-A-Cidade, realizando diversas interferências no espaço urbano de Goiânia. Entre 1985 e 1987, faz direção de arte para documentários de televisão, como Xingu, concebido por Washington Novaes e premiado com medalha de ouro no Festival Internacional de Televisão de Seul.

Material/Technique

Oleo sobre tela

Measurements

89 x 43 cm

CMMECPC

Object from: CMMECPC

Apresentação da coleção “O mais profundo encantamento do colecionador consiste em inscrever a coisa particular em um circulo mágico no qual ela se...

Contact the institution

[Last update: ]

Usage and citation

The textual information presented here is free for non-commercial usage if the source is named. (Creative Commons Lizenz 3.0, by-nc-sa) Please name as source not only the internet representation but also the name of the museum.
Rights for the images are shown below the large images (which are accessible by clicking on the smaller images). If nothing different is mentioned there the same regulation as for textual information applies.
Any commercial usage of text or image demands communication with the museum.