museum-digital
CTRL + Y
en
CMMECPC [MMEC108/2015]
Djanira (CMMECPC CC BY-NC-SA)
Provenance/Rights: CMMECPC (CC BY-NC-SA)
1 / 4 Previous<- Next->

Sem título - Djanira

Description

Pintura de gênero paisagem urbana com figuras.
A obra pode ser dividida em três planos horizontais. No primeiro, observa-se um grupo de pessoas, quase todas de costas para o observador. À esquerda, está um homem de calça verde, casaco marrom e pele clara; ao seu lado há uma menina de vestido azul segurando um brinquedo na mão direita, acompanhada da mãe que também traja um vestido azul; no centro, um homem de pele escura, boina verde, camisa listrada vermelha e branca e calça azul, parece chamar o bonde que passa e, ao seu lado, um menino de pele clara, camisa azul e bermuda laranja, está de perfil, voltado para o homem, com quem parece falar; ainda no centro, outro homem - a única figura do plano que está voltada para o observador - traja uma calça branca, um paletó cinza escuro e um chapéu marrom; à direita há uma mulher de vestido vermelho e cabelos negros de mãos dadas com uma menina de vestido amarelo e cabelo amarrado com um laço de fita lilás; ao lado, um menino de pele escura, camisa azul e calça branca, anda de triciclo em direção ao grupo de pessoas.
O segundo plano da cena é marcado por um bonde amarelo, com detalhes em friso azul, voltado para a esquerda da tela. O transporte está lotado por várias pessoas do lado de dentro, e algumas também do lado de fora.
À esquerda, do outro lado da rua, um homem pele clara, calça amarela, paletó azul e um chapéu marrom, faz sinal para chamar o bonde.
Não é possível identificar a fisionomia de nenhuma das figuras representadas - uma marca registrada da artista.
O terceiro plano da composição apresenta casarios altos, dos quais só é possível ver a parte superior devido ao bonde que passa; também é possível identificar o fio ao qual o bonde está ligado.
Ao fundo, a paisagem apresenta morros verdes.
Toda a cena é composta por traços simples e finos, com cores vibrantes, o que denota a característica popular da obra.
No quadrante inferior direito consta a assinatura "Djanira".

Material/Technique

Óleo sobre tela

Measurements

115 x 81 cm

CMMECPC

Object from: CMMECPC

Apresentação da coleção “O mais profundo encantamento do colecionador consiste em inscrever a coisa particular em um circulo mágico no qual ela se...

Contact the institution

[Last update: ]

Usage and citation

The textual information presented here is free for non-commercial usage if the source is named. (Creative Commons Lizenz 3.0, by-nc-sa) Please name as source not only the internet representation but also the name of the museum.
Rights for the images are shown below the large images (which are accessible by clicking on the smaller images). If nothing different is mentioned there the same regulation as for textual information applies.
Any commercial usage of text or image demands communication with the museum.