museum-digital
CTRL + Y
en
CMMECPC [MMEC 094/2015]
Cangaceiros (CMMECPC CC BY-NC-SA)
Provenance/Rights: CMMECPC (CC BY-NC-SA)
4 / 1 Previous<- Next->

Cangaceiros - Carybé

Description

A obra apresenta homens montados em cavalos.
A cena ocorre em um fundo de cor ocre, determinando que o local é um descampado, sem vegetação.
No quadrante inferior esquerdo, há um cavalo de cor azul em diagonal, voltado para o centro da cena, montado com uma sela vermelha por um homem que traja roupas marrons e um chapéu; ao seu lado, um cavalo de tonalidade amarela e sela vermelha está de costas e é montado por um homem também de vestimentas na cor marrom.
No quadrante inferior direito, um cavalo, cujas tonalidades variam entre amarelo e azul, está de perfil e com a cabeça voltada para baixo. Assim como os demais equinos da composição, ele possui uma sela vermelha e é montado por um homem com um chapéu de cangaceiro e vestes em tons de marrom e amarelo.
No segundo plano da pintura, à esquerda, há um cavalo em tons de marrom e vinho, montado por um homem de pele negra, trajando um chapéu de cangaceiro e vestes amarelas. À sua frente há outro equino, de perfil, na cor marrom, com a cabeça voltada para o alto e a pata dianteira esquerda sem tocar o chão, o que determina que está em movimento, cavalgando. O animal é montado por um homem de pele branca, trajando um chapéu de cangaceiro e vestes marrons.
Mais ao centro há um cavalo de perfil, voltado para a esquerda, em tons de azul e marrom, também em movimento. Em cima dele, em uma sela vermelha, há um homem branco, com chapéu de cangaço e vestes amarelas. Ao lado há um cavalo em movimento, voltado para a direita, em tons de amarelo e marrom e sela vermelha; nele está montado um homem branco com vestes marrons e chapéu de cangaceiro.
Ao fundo da composição, no último plano, todas as figuras encontram-se em movimento. No quadrante superior esquerdo, um homem de vestes amarelas, montado em um cavalo de tonalidade verde e sela vermelha é seguido por outro cangaceiro, montado em um cavalo de cor amarela. Atrás deles, segue outro homem com chapéu de cangaço e vestes amarelas, montado em cavalo de cor azul. Todos seguem para o lado esquerdo.
No quadrante superior direito, um cavalo marrom, montado por um cangaceiro com vestes da mesma tonalidade, seguem para o lado direito.

Não é possível identificar as fisionomias das figuras ou as raças dos equinos.
De maneira geral, a composição varia entre tons de branco, azul, verde, amarelo, vermelho e marrom. Em relação a iluminação….

Measurements

37 x 51 cm

CMMECPC

Object from: CMMECPC

Apresentação da coleção “O mais profundo encantamento do colecionador consiste em inscrever a coisa particular em um circulo mágico no qual ela se...

Contact the institution

[Last update: ]

Usage and citation

The textual information presented here is free for non-commercial usage if the source is named. (Creative Commons Lizenz 3.0, by-nc-sa) Please name as source not only the internet representation but also the name of the museum.
Rights for the images are shown below the large images (which are accessible by clicking on the smaller images). If nothing different is mentioned there the same regulation as for textual information applies.
Any commercial usage of text or image demands communication with the museum.