museum-digital
CTRL + Y
en
CMMECPC CMMECPC [MMEC 083/2015]
Casas Ribeirinhas (CMMECPC CC BY-NC-SA)
Provenance/Rights: CMMECPC (CC BY-NC-SA)
1 / 4 Previous<- Next->

Casas Ribeirinhas - Tarsila do Amaral

Description

Pintura do gênero paisagem.
No primeiro plano é possível identificar um rio com variações de tonalidades em azul e branco. No quadrante inferior esquerdo, uma vegetação em cor verde, seguida atrás por duas pedras de formato arredondado, uma menor e outra maior, em tons de lilás e laranja, respectivamente.
No quadrante inferior direito, uma vegetação verde dentro do rio, seguido atrás por uma pedra arredondada da mesma cor, e arbustos também em formato redondo.
No segundo plano, a beira do rio é marcado por quatro arbustos verdes em formato arredondado e uma faixa horizontal de areia, em tom alaranjado.
À esquerda, atrás dos arbustos, é possível identificar as folhas de uma bananeira, em tons de verde, e uma pequena casa quadrada, branca, com uma janela azul, e um telhado triangular. Atrás, segue um coqueiro alto, de fino e alaranjado, com folhas verdes. Ao lado direito, há uma casa de formato retangular, com uma porta e uma pequena janela de cor azul. Atrás dela, há dois coqueiros altos, de tronco fino alaranjado e folhas verdes, e folhas de bananeira, também em tons de verde.
No centro da composição há uma casa de formato retangular, em tons de branco, com janelas azuis; e, atrás dela, uma casa mais alta, branca, com uma pequena janela laranja.
No quadrante superior direito, há uma árvore alta, com o tronco fino e alaranjado dividido em dois grandes galhos, e uma copa verde em formato ovalado. Ao lado, uma casa branca com portas e janelas em tons de laranja. Atrás da casa e da árvore há mais dois coqueiros altos, com tronco fino e alaranjado e folhas verdes.
É possível perceber ao fundo da composição dois morros arredondados em tons de azul e branco. O traço forte que determina o contorno dos morros permite identificar o que os separa dos tons de azul e branco que compõem o céu.
As formas geométricas predominam a composição.

Material/Technique

Óleo sobre Tela / Pintura

Measurements

20,4 x 26 cm

Literature

  • AMARAL, Aracy (2010 - 4ª): Tarsila: sua obra e seu tempo. Sao Paulo
CMMECPC

Object from: CMMECPC

Apresentação da coleção “O mais profundo encantamento do colecionador consiste em inscrever a coisa particular em um circulo mágico no qual ela se...

Contact the institution

[Last update: ]

Usage and citation

The textual information presented here is free for non-commercial usage if the source is named. (Creative Commons Lizenz 3.0, by-nc-sa) Please name as source not only the internet representation but also the name of the museum.
Rights for the images are shown below the large images (which are accessible by clicking on the smaller images). If nothing different is mentioned there the same regulation as for textual information applies.
Any commercial usage of text or image demands communication with the museum.