museum-digital
CTRL + Y
en
MARCO - Museu de Arte Contemporânea de Mato Grosso do Sul [132]
Aguagrama II (MARCO - Museu de Arte Contemporânea de Mato Grosso do Sul CC BY-NC-SA)
Provenance/Rights: MARCO - Museu de Arte Contemporânea de Mato Grosso do Sul (CC BY-NC-SA)
1 / 1 Previous<- Next->

Aguagrama II

Cite this page Data sheet (PDF) Canonical version (record) Calculate distance to your current location Mark for comparison Graph view

Description

Rio Bueno, 1000 km ao sul, Patagônia Norte. Para um exercício de pintura Patricia observa desde este trecho do rio um arrayán – árvore típica da região sul. A proposição inicial da artista consistia em selecionar um único microelemento, retirado do seu entorno e fazer dele um fenômeno distinto, algo que causasse as mais variadas emoções e motivasse as mais diferentes ideias. Eis o que ela quis experimentar ao deter e captar a imagem da árvore e seu reflexo na água com a multiplicidade de formas e imagens reveladas. Foi assim como começou esta série de pinturas.
Quando Patricia Claro escolhe como principal protagonista a água do rio neste trecho particular onde é tranquilo por encontrar-se justamente entre dois saltos, a motivação inicial é captar ambas as qualidades da água: o espelhamento e o movimento. “Trato de entender seu ritmo, trato de captar o que quer me entregar”. Tentar apreender as infinitas imagens fugazes que são formadas na percepção das águas e seu fluir é esse seu objetivo. Com o decorrer da série, ela percebe que há como transfundo uma motivação ecológica, já que este elemento, poderia se dizer, é o elemento mais preciso para a vida e a reprodução da civilização humana. Ao mesmo tempo há uma motivação na mera observação da natureza segundo o faziam dos grandes sábios, ou mesmo,os pintores da renascença.
Para realizar as obras Aguagrama II em pintura a artista pensou registrar desde as lentes de uma câmera varias tomas do rio. Utilizando um ponto de vista fixo,registrou a eventual caída de uma pedra, um objeto que deixou perceptível as ondas da água em expansão, até estas desaparecerem. Porém a artista registra este fenômeno em várias horas do dia, registrando as divergências tonais e o mesmo efeito, nas águas em seu fluir constante. Deste modo no resultado final se verá na sequência um jogo com as horas do dia, as diferenças perceptuais, sempre mantendo a repetição do mesmo gesto, a caída do objeto na água, mas que se encontra deslocado, para dar a passagem do tempo, mediante a passagem do rio com relação ao ponto de vista inicial.
A artista escolhe a técnica da pintura sobre linho. Emprega como pigmentos delicados e transparentes veladuras para dar o efeito da transparência das águas.Para aproximar cada vez mais ao espectador da Imagem a artista trabalha com duas dimensões fundamentais fornecidas pela visão atenta do rio. Uma é o reflexo na superfície – segundo o fenômeno da reflexão –; e a outra dimensão é aquela que aparece em certas horas do dia graças às sombras que se produzem sobre a iluminada superfície –segundo o fenômeno da refração que a água tem a propriedade de produzir.
Após idealizar a cena a representar, ela utiliza a imagem previamente captada digitalmente na fotografia, e mantendo uma escala semelhante a 1:1 a foto é ampliada. Ela faz recortes daqueles planos de cor mais obscuros (da segunda dimensão da água, dados pela profundidade do rio, tipo de corrente, o vento que provoca as pequenas ondas).
O resultado é que as camadas mais obscuras, que representariam os planos mais distantes do olho, com menos luz, ou mais profundos nas águas, são distribuídos na tela e passam a ser pintados produzindo efeitos da pingado, pontilhado, ou emulsão, mediante a mistura de veladuras verdes, amarronzados, ou qualquer outro efeito de cor que se queira dar. Uma vez secos, ela cobre essas zonas obscuras com as máscaras de papel precisamente recortadas a laser. Logo passa a pintar a segunda cor, o que seria a cor da superfície espalhada pelo restante da tela. Eis a qualidade dual da água que lhe permite transmitir um grau alto de sensibilidade ao aproximar-nos do resultado final.
Desde a primeira observação até a data da pintura Aguagramas II, 2015, se passou o período de uma década, tempo para observar a qualidade mutante da água, que como demonstra o filósofo Heráclito, o pai da dialética, é infinita, a partir da famosa frase “ninguém se banha duas vezes no mesmo rio”.

Aguagrama II apreende as infinitas imagens fugazes que são formadas na percepção das águas e seu fluir, mas seu verdadeiro objetivo parte de uma motivação ecológica, já que este elemento poderia se dizer, é o elemento mais preciso para a vida e a reprodução da civilização humana. Ao mesmo tempo há uma motivação na meditação e mera observação da natureza à maneira dos grandes sábios orientais, ou mesmo, dos pintores da Renascença.

Material/Technique

Pintura / óleo sobre linho

Measurements

157 x 254 cm

MARCO - Museu de Arte Contemporânea de Mato Grosso do Sul

Object from: MARCO - Museu de Arte Contemporânea de Mato Grosso do Sul

Informações sobre o local A primeira sede do "MARCO" localizou-se na Avenida Calógeras, nº 2499, esquina com a Rua Cândido Mariano, em edifício...

[Last update: ]

Usage and citation

The textual information presented here is free for non-commercial usage if the source is named. (Creative Commons Lizenz 3.0, by-nc-sa) Please name as source not only the internet representation but also the name of the museum.
Rights for the images are shown below the large images (which are accessible by clicking on the smaller images). If nothing different is mentioned there the same regulation as for textual information applies.
Any commercial usage of text or image demands communication with the museum.